sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Vladimir Ashkenazy

Ashkenazy acaba de assumir a Sinfônica de Sydney, a mais importante orquestra australiana. Nem todos concordam cquanto ao talento de Ashkenazy como regente, mas nunguém nunca duvidou dele como pianista. Com mãos pequeníssimas, nunca imaginei ser possível ser um pianista padrão AA com mãos tão pequenas, Ashkenazy é um encanto de pessoa. Sempre diz que estudava porque era o que achava que esperavam dele. Que, por alguma razão, todos os desafios técnicos eram transpostos com muita facilidade, nunca entendia porque dizim que esta ou aquela peça eram complicadas. E diz estas coisas com uma grande humildade, penso que genuína...

Sorte à Sinfônica de Sydney, espero que prosperem. Minhas poucas experiências com Ashkenay dizem que os músicos vão amar.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Antonio Meneses

Ontem abrimos a nossa série de música contemporânea no Maksoud Plaza com a pianista Celia Szrvinsk e Antonio Meneses, o maior cellista que este país já produziu. Tocaram Camargo Guarnieri, Martinu, Boulanger e Villa para uma platéia lotada.

Terça que vem (4 de novembro) teremos o nosso querido Pablo Rossi, que inaugurou o nosso piano em abril deste ano. Visite esta página para mais detalhes.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sem teatro

O fato de não termos mais uma casa não nos impede de trabalhar, ocuparndo "outras casas". Esta semana chamamos o nosso técnico de Steinways, George Boyd, para afinar e "tunar" 3 Steinways: o do Municipal, o do Maksoud e o da Hebraica.

Em um período de pouco mais de um mês teremos promovido 2 concertos no Municipal, 1 na Hebraica e 5 no Maksoud.

Prova de que nem a perda de nossa casa nos derrotou.

Kodo

Ja estao à venda os ingressos para a última atração da Temporada Internacional Cultura Artistica: o grupo japonês de percussão Kodo. Serão 6 espetáculos no Teatro Alfa a partir de 11 de novembro. Ingressos à venda pelo telefone (11) 5693 4000.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dinheiro não traz cultura

Os dados indiscutíveis da ascenção sócio-econômica do povo brasileiro (aumento da renda média e mudanças significativas da proporção da população na chamada classe média) infelizmente não garantiram um correspondente crescimento do consumo de arte e cultura. Pesquisas inglesas indicam que para a música erudita, por exemplo, os fatores típicos de consumo maior que a média são: idade avançada, anos de educação formal, alta renda e classe social elevada. Se isolados estes fatores, a educação formal (número de anos que o indivíduo passa estudando exclusivamente) é o fator mais relevante.

Portanto, este relativamente baixo consumo cultural não surpreende. Um povo só começa a consumir cultura quando a ascenção sócio-econômica traz como consequência um crescimento da educação formal que, por sua vez, traz o aumento do consumo cultural.

Simploriamente: povo que estuda, consome arte.

domingo, 12 de outubro de 2008

Um concerto de desmaiar

Este foi o comentário do crítico Alfred Hickling, do Guardian sobreo concerto da Philharmonia no Town Hall de Leeds, conduzida pelo grandefinlandês Esa-Pekka Salonen. O problema é que ele se referia não à qualidade da orquestra, mas ao calor do auditório na hora do concerto, durante o qual duas pessoas desmaiaram.

Isto depois de uma reforma que custou US$ 4 milhões. Será que se esqueceram do ar condicionado?

sábado, 4 de outubro de 2008

Sorteio de ingressos

Quem tiver interesse em assistir aos concertos do Jerusalem Chamber Ensemble no Teatro Municipal visite www.culturaartistica.com.br e participe do sorteio por ingressos gratuitos. Ainda há ingressos à venda pelo telefone (11) 3258 3344.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mais Emerson

Fora a maravilhosa foto deles...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mais números

Outros que me impressionaram muito foram o Emerson String Quartet: 8 Grammy Awards, 3 Gramophone Awards e ciclos completos dos quartetos de Bartók, Shostakovich e Beethoven (todos os 3) nas capitais da música clássica: Viena, Londres e New York (todas as 3).