sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Grammy



Uma de nossas convidadas deste ano, Hilary Hahn, acaba de receber o prêmio Grammy de melhor solista em Los Angeles. Ela recebeu o prêmio pelas suas gravações dos concertos de Schoenberg e Sibelius com o regente finlandês Esa-Pekka Salonen e a orquestra da rádio sueca.

Esta mesma gravação já havia recebido prêmios do Le Monde de la Musique e o Classic FM Gramophone Award em 2008.

Quem assinou a temporada da Cultura Artística a verá nos dias 16 ou 17 de junho na Sala São Paulo.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

YouTube Orchestra

E seguem os preparativos para a formação da orquestra virtual de Michael Tilson Thomas através do YouTube. As audições estão em andamento e o concerto final será no Carnegie Hall no dia 15 de abril.

Se os jornais impressos vão desaparecer (segundo alguns) em favor dos blogs e web mídia, será que as orquestras reais também desaparecerão em favor de experiências como esta? Pelo menos os CDs vão, isto é fato.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Haitink aos 80

Para celebrar os aniversário de Bernard Haitink, a Royal Concertgebouw Orchestra disponibiliza 10 obras para download gratuito em seu site. Oportunidade de fazer um download 100% legal, para variar um pouco...

Tenho tido dificuldades de encontrar obras eruditas para download em blogs, Isohunt, Mininova, etc, apesar da notícias de que downloads eruditos são baixados numa proporção maior em relação à música pop que no mercado fonográfico convencional.

Se alguém tiver alguma sugestão, poste aqui.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rádio online

Acho que ainda não fiz nenhum comentario aqui sobre as inúmeras possibilidades de se ouvir música erudita através da Internet. Para mim, é sempre um imenso prazer escutar a BBC 3, rádio dedicada à música clássica que leva entrevistas, notícias musicais e, obviamente, música para os quatro cantos do mundo. É só visitar o site, clicar e esperar pelo stream.

Ouvir as transmissões do Proms, entrevistas e "palhinhas" com os músicos que irão se apresentar no Wigmore Hall uma hora depois e os comentários dos locutores, que entendem pacas de música... De graça para você...

A BBC é sustentada pela licença da TV, que todo proprietário de aparelho de televisão no Reino Unido deve pagar. Nunca reclamei de pagá-la, ao contrário de todas as taxas que nos cobram aqui no Brasil e pelas quais nos fornecem serviços de péssima qualidade.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Met Opera

Acabo de voltar de estréia das série de transmissões da Metropolitan Opera de Nova York que a MovieMobz está promovendo em São Paulo com apoio da Cultura Artística e saí deslumbrado, como grande parte do publico que lotou o Cine Bombril.

As tomadas de câmera são maravilhosas, incluindo cenas de bastidores. Como ópera é muito difícil de microfonar, o volume da captação oscila um pouco com o movimento dos cantores no palco, mas a qualidade continua sendo muito boa.

Visite o site da Cultura Artística para concorrer a convites para as próximas apresentações. Hoje foi Orfeu, com coreografia de Mark Morris, que eu admiro profundamente.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cruzeiro musical

Nota do jornal da Bermudas sobre o cruzeiro musical da ECO (vide post abaixo) com Ashkenazy.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Puramente clássicos

Nas útimas décadas as vendas de gravações eruditas caíram bastante e depois se estabilizaram numa faixa de pouco menos de 5% das vendas totais de CDs. O problema é que dentre estes CDs chamados de clássicos, há muita "coisa estranha e gente esquisita", como diria Renato Russo. Para resolver este impasse e tirar dos mais vendidos uma cantora lírica cantando músicas pop, trilhas de filme e congêneres, a revista Gramophone acaba de compilar uma listagem dos "puramente clássicos" mais vendidos.

A lista atualizada segue abaixo:

1 Bach - Goldberg Variations com Catrin Finch
2 Concerto de Ano Novo 2009 com Filarmônica de Viena e Barenboim
3 Brahms - Violin Concerto com Vadim Repin
4 Handel - 12 Concerti Grossi com Il Giardino Armonico
5 Beethoven – Diabelli Variations com Stephen Kovacevich
6 The Best of Gilbert & Sullivan Gala Ensemble
7 Holst – Orchestral Works Vol 1 BBC
8 Purcell – Dido & Aeneas com Connolly/Finley
9 Monteverdi – Teatro D’Amore L’Arpeggiata
10 Bel Canto com Elina Garanca

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Metropolitan Opera

Começa em São Paulo no dia 15 de fevereiro a transmissão das óperas do Met em alta definição, trazidas pela MovieMobz. A Cultura Artística é parceira neste projeto e distribuirá convites para o seu público habitual. Em breve, todos poderão saber mais sobre esta promoção no site da Cultura Artística.

O cast inclui Rolando Villazón, Anna Netrebko e Angela Gheorghiu. Ao contrário das produções enlatadas qua costuma-se ver na televisão ou DVDs, estas são produções desta temporada, da mais reputada casa de óperas americana, com cantores fabulosos.

Isto me faz sentir de volta mais próximo dos centros do mundo erudito. Nos Estados Unidos, as óperas são exibidas simultaneamente, o que aumenta ainda mais o interesse, mas torna difícil a logística em outros fusos horários.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Pensando os clássicos

Recomendo uma passada pelo recém-criado blog de Heloísa Fischer, a editora do VivaMúsica!, no Rio de Janeiro. Ela propõe uma visão crítica do que acontece nos palcos musicais brazucas, para refletir. Menos vídeos musicais e eventos internacionais e mais cobertura jornalística e elocubrações.

Para quem não conhece, o VivaMúsica! é a Revista Concerto do Rio de Janeiro. Para saber detalhes dos mais de 300 espetáculos das temporadas carioca e paulista de música erudita, estamos muito bem servidos por estes dois periódicos.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Neschling e OSESP

Irei me eximir de comentar a situação do ex-regente da OSESP devido à minha associação com a Cultura Artística. No entanto, creio que posso fazer alguns comentários sobre o ocupante interino da cadeira, Yan Pascal Tortelier. Tortelier é filho de um grande cellista e teve uma carreira de instrumentista. Isto ajuda muito, principalmente com relação à sua interação com os músicos da orquestra. Regentes que já foram instrumentistas entendem melhor os músicos de "rank and file" da orquestra e ganham mais facilmente o seu respeito. O status e cachê do regente é uma fonte eterna de insatisfação e dificulta muito a relação. O fato do regente ter ganhado respeito como instrumentista o ajuda a sustentar esta posição.

Os regentes franceses tendem a proteger a sua música, portanto eu espero começar a ver muito mais Debussy, Saint-Saens (onde esta o trema neste teclado?), Ravel, etc na temporada da OSESP. Não acho que isto traga um grande interesse por parte do público mas... variedade sempre é um elemento positivo.

Se bem me lembro das andanças do Tortelier pela Europa, ele é amigo daquela turminha do Steven Isserlis, Stephen Hough, etc, então talvez estes artistas comecem a frequentar mais as nossas paragens, o que me parece um ótimo prospecto.

Vale comentar que, apesar de um pouco errático, este é um regente muito competente e não se espera nenhum problema técnico ou de falta de legitimidade. Respeito por parte do público, críticos e músicos ele certamente merece.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cruzeiro

Para quem gosta de música e quer fugir dos insalubres cruzeios brazucas, pode tentar um cruzeiro musical na Europa. A orquestra onde eu trabalhava em Londres, a English Chamber Orchestra, promove cruzeiros todos os anos com grandes nomes da música erudita. É uma possibilidade única de interagir durante vários dias com músicos do mais alto calibre e ouví-los nas mais variadas formações. No navio e em locais pitorescos na costa.

Se alguém se interessar me mande um e-mail que mando o contato para reserva. Obviamente, barato não é...


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Prometo que é a última

Mais uma pequena demonstração de saudosismo.

Este é o último registro de nosso piano, em maio de 2008, tocado pelo mestre. Depois disto tivemos o Tinetti mas não há imagens do concerto.

O Nelson deu 3 concertos, esgotados, em que tocou Bach, Debussy y otras cositas mas...