domingo, 16 de março de 2008

Pianista ou pianola?

A renomada pianista britânica Joyce Hatto, especialista em Chopin, Rachmaninoff e Liszt viveu os últimos trinta anos de sua vida no mundo do faz-de-conta. Hatto se apresentou em público até 1976 quando, devido a problemas de saúde, deixou os palcos e passou a se dedicar a gravar uma extensa discografia aclamada pelos mais exigentes críticos. Hatto morreu em 2006, deixando um enorme número de fãs e obituários elogiosos em toda a crítica especializada.

Agora decobriu-se que grande parte da obra gravada da Joyce Hatto, não é verdadeiramente dela. As gravações foram identificadas como de pianistas como Lazlo Simon, Minoru Nojima e Vladimir Ashkenazy, entre outros. As gravações destes outros artistas tiveram sua velocidade ligeiramente alterada, algumas tiveram o timbre do piano mudado mas são, indubitavelmente, resultado de décadas de plágio por parte de Joyce Hatto. Infelizmente a pianista não está mais entre nós para se explicar...

PS: pianola, para quem não sabe, é um dispositivo mecânico que reproduz em um piano músicas registradas em rolos de papel perfurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário