terça-feira, 25 de março de 2008

Carta de Mozart

A música que hoje chamamos de erudita, já foi música popular, e quando era popular, o seu público tinha um comportamento muito menos formal, que seria considerado extremamente mal-comportado hoje em dia.

O interessante é que Mozart não parecia se importar muito. Na verdade, adorava...

Trecho de carta de Mozart sobre a première de uma de suas sinfonias:

“...No meio do primeiro Allegro veio uma passagem musical que eu sabia que o público iria adorar. A platéia da estréia se deixou levar e explodiu em palmas. Como eu sabia que adorariam esta passagem, eu a repeti no movimento final, de cabo a rabo. Também gostaram do Andante mas principalmente do último Allegro porque eu, sabendo que geralmente os Allegri começavam com todos os instrumentos juntos em uníssono, comecei somente com dois violinos, tocando suavemente, depois mais forte. Como eu esperava, a platéia dizia “Sh!” na parte suave e, na chegada do forte, todos começaram a aplaudir...”

Se Mozart, então com 22 anos, adorava aplausos do público, no meio de suas obras, por que somos tão restritivos com aplausos hoje em dia?

Um comentário:

  1. magnifico post!! magnifico mesmo! logo a 1a frase fez me esboçar um sorriso. como é que nunca pensei numa coisa tao obvia?...

    parabens.

    ResponderExcluir