quarta-feira, 9 de abril de 2008

Masterclasses

Muitos grupos musicais que vêm para o Brasil dão masterclasses gratuitas para jovens músicos e para ouvintes interessados, mesmo que não toquem instrumento algum.

O que um grande solista poderia transmitir a um jovem músico em algumas horas de aula, mesmo que ele tenha exclusividade do dito "mestre" por uns 20 ou 30 minutos? A resposta é: muito. Mais do que conteúdo propriamente técnico (que também é discutido), estes solistas e membros de orquestra são capazes de fazer comentários que ficam na memória do instrumentista por décadas, são aptos a encorajá-los, em poucos minutos, a tomar uma postura e atitude inteiramente diferente perante o público (e seu instrumento) além de, às vezes, mudar toda a sua concepção de vida.

Obviamente, o fato destes "mestres" serem nomes conceituados e respeitados mundialmente faz uma grande diferença pois somente encontrar o solista, observar como ele pega o seu instrumento ou ouví-lo a poucos metros de distância já é um acontecimento em si. A experiência destes músicos com milhares de públicos, países e instrumentistas diferentes muitas vezes os capacita a desfilar pensamentos que são, ao mesmo tempo, estimulantes e confortadores.

Para muitos dos participantes, uma masterclass não se esquece nunca…

Nenhum comentário:

Postar um comentário