terça-feira, 10 de junho de 2008

Penderecki

Recebemos no palco do Teatro Cultura Artística, na semana passada, Krzysztof Penderecki (pronuncia-se Penderetski), um dos mais importantes compositores contemporâneos.
Quando se fala em música contemporânea, o público (e me refiro a público freqüentador de música erudita) foge como diabo da cruz, ou como um santo de um trítono (ninguém vai entender esta...). O problema é que na primeira metade do século XX uma série de compositores quebraram todas as regras de consonância e harmonia e criaram estéticas que, apesar de intelectualmente interessantes, foram execradas pela grande público. A geração seguinte, à qual Penderecki pertence, resgatou muitos dos valores da música do século XIX, mantendo o frescor contemporâneo.

Os concertos de Penderecki sintetizaram um pouco o que é a música de concerto atual, misturando o Classicismo de Mozart, o Romantismo de Tchaikovsky e a contemporaneidade de obras de Penderecki. Foi maravilhoso escutar obras tão afinadas com os nossos tempos, lado a lado com obras de arte de outros tempos, regidas pelo próprio compositor.

Quem não viu terá de se contentar com CDs e DVDs de Penderecki.

Nota: a consonância e religiosidade que Penderecki utiliza hoje em dia não se encontrava em suas obras de algumas décadas atrás. Se você tiver medo do trítono, só compre CDs com obras recentes dele. Se você não souber o que é trítono, procure no dicionário...

Abaixo, o simpático Penderecki regendo a Vilnius Festival Orchestra no Teatro Cultura Artística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário