sexta-feira, 11 de abril de 2008

Anel dos Nibelungos

Imagino o que algiuém pouco afeito ao circuito erudito pensa do título acima. Será um novo jogo de RPG ou o novo livro do Harry Potter?

O Anel dos Nibelungos ou Anel, como é chamado no mundo todo, é um ciclo de óperas de Wagner. Quatro, para ser mais exato, durando um total de mais de quinze horas. A grande ambição de qualquer casa de ópera que se preze é encenar o seu Anel, que custa caro, demanda anos de planejamento e pressupõe a existência de público preparado para assistí-lo. O Anel só foi encenado uma vez no Brasil, em Manaus, o que aumentou ainda mais o caráter inusitado do projeto, uma coisa bem Fitzcarraldo.

Pois bem, o público habitual do Anel é muito particular. Uma grande parte deles assiste não a uma das operas, mas às quatro, viaja atrás de novos Anéis produzidos em outros países e programam viagens anos à frente para pegar o novo Anel no Metropolitan ou em Bayreuth.

A notícia é que os fãs nova-iorquinos do Anel estão furiosos pois não receberam prioridade de compra de ingressos para o próximo Anel no Met, a ser encenado em 2009. Esta prioridade foi dada aos assinantes das séries de concerto habituais. O problema é ainda maior porque o Anel de 2009 será a última apresentação da produção clássica dirigida por Otto Schenk. A partir de 2010, o Anel encenado será uma nova produção, ainda desconhecida dos Aneleiros.

Um drama pior que o de Frodo Baggins, do Senhor dos Anéis...

2 comentários:

  1. Eu quero ouvir essa música, como faço?

    ResponderExcluir
  2. Há gravações em qualquer loja de CDs mas você talvez queira ver uma versão no You Tube antes pois são muitas horas de gravação em vários CDS. Procure "Ring Wagner"

    ResponderExcluir