sábado, 19 de julho de 2008

Efeito da música no vinho

Uma universidade na Escócia fez um estudo com 250 estudantes dando-lhes uma taça de vinho e perguntando a sua opinião sobre o vinho. A pegadinha é que enquanto o vinho era provado, os estudantes também escutavam música ambiente. A conclusão do estudo foi que a apreciação do vinho variava enormemente com o tipo de música tocado, devido a associações cognitivas.

Em resumo, se você quiser gostar do vinho que pretende tomar (independente da qualidade do vinho), toque a música certa. Eles até dão algumas sugestões. Enjoy!

Para tomar Cabernet Sauvignon: All Along The Watchtower (Jimi Hendrix), Honky Tonk Woman (Rolling Stones), Live And Let Die (Paul McCartney and Wings), Won't Get Fooled Again (The Who)

Para Chardonnay: Atomic (Blondie), Rock DJ (Robbie Williams), What's Love Got To Do With It (Tina Turner), Spinning Around (Kylie Minogue)

Syrah: Nessun Dorma (Puccini), Orinoco Flow (Enya), Chariots Of Fire (Vangelis), Canon (Johann Pachelbel)

E para beber Merlot: Sitting On The Dock Of The Bay (Otis Redding), Easy (Lionel Ritchie), Over The Rainbow (Eva Cassidy), Heartbeats (Jose Gonzalez)

5 comentários:

  1. adoreii!!! vou usar esse texto num trabalho da escola. parabéns
    bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio. è fácil achar referências na web sobre o estudo.

    Abraçãos,

    Eric

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de aprofundar no assunto.Quais sites poderaim me orientar nesse estudo?
    Meu e-mail é wil.tom@ig.com.br.

    ResponderExcluir
  4. Caro Wil.tom,

    Infelizmente não me lembro mais onde li isto mas acho que não será difícil achar referência a esta pesquisa pelo Google.

    ResponderExcluir
  5. Eric, muito legal esse post! Parabéns! Vou dar continuidade ao estudo... Pois percebi que em determnados momentos onde estou cozinhando e bebendo meu vinho do dia com música, realmente o efeito entre uma música e outra é melhor com o tipo de vinho que bebo!! Engraçado isso!!

    ResponderExcluir